Por que as crianças estão consumindo tanto?
Por que hoje as crianças sempre pedem um brinquedo novo? Por que sempre querem mais uma boneca se elas já tem uma caixa cheia delas? Por que nossos filhos acham que precisam de mais um tênis? Por que compramos maquiagem para crianças se ela só tem cinco anos? Por que nossos filhos sofrem tanto se eles não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Eles pedem, e nós compramos e mesmo assim eles querem sempre mais . De onde vem este desejo constante de consumo?
São questões como estas que nós pais e educadores devemos refletir porque no Brasil e em tantos outro países a criança se tornou a alma do nogócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real a perplexidade deste cenário, nos convida a refletir sobre nosso papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
Baseado:http://caouivador.wordpress.com/2009/03/07/documentario-crianca-a-alma-do-negocio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário